terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Orando por aqueles que o magoaram


"Clamou, pois, Moisés ao Senhor, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures" (Números 12:13).

As duas pessoas que o Senhor mostrara a Moisés para ajudá-lo a tirar os israelitas da escravidão eram sua irmã, Miriã, e seu irmão, Arão (cf. Mq 6:4). Seria de esperar que fossem seus defensores mais ardentes. Ironicamente, porém, o primeiro versículo de Números 12 nos conta que esses dois membros da família, que deveriam ser os mais leais a Moisés, falavam contra ele.

As divisões familiares nos ferem profundamente. Amigos ou colegas podem magoar-nos, mas, quando a traição surge na própria família, a dor é profunda. Moisés, no entanto, não ficou remoendo nenhum tipo de mágoa. Em vez disso, orou pela irmã.

Deus confrontou Miriã e Arão na tenda da congregação, mas foi sobre Miriã que o castigo caiu. Desde que o nome de Miriã apareceu antes do de Arão, podemos supor que era a mais velha e que Deus a considerava responsável pela divisão que, ao lado de Arão, ela disseminava no acampamento.
Como resultado, Miriã foi atacada de lepra, uma moléstia da pele terrivelmente contagiosa que a obrigaria a separar-se do resto do povo, talvez até o fim da vida. Seu irmão mais moço, Arão, ficou horrorizado ao testemunhar o resultado da desobediência e deslealdade deles. Arão pediu a Moisés que o perdoasse pela insensatez e pelo pecado.

Moisés não hesitou e clamou imediatamente ao Senhor pela irmã: "Ó Deus, rogo-te que a cures!". Embora Miriã ainda tivesse de enfrentar a consequência de ter desagradado ao Senhor, ela foi restaurada ao povo depois de ficar afastada sete dias. Deus respondeu à súplica de Moisés justamente em favor daquela que o prejudicara.

Algum membro de sua família o magoou? Você conseguiu perdoar essa pessoa? Se não, peça a Deus para lhe ajudar a perdoar completamente. A seguir ore por ela porque a oração tem grande poder para restaurar relacionamentos familiares rompidos. Ao orar, você começará a sentir um amor crescente pela pessoa que te feriu. Deus ainda considerará esse indivíduo responsável pelos pecados cometidos, mas perdoar e orar em favor dele tem o poder de libertá-lo de todo sofrimento e de toda amargura. 

Tente e descubra a maravilhosa liberdade que o espera ao perdoar.

Leia também:


Quatro razões para passarmos por tempos difíceis.

3 comentários:

  1. já diz a palavra "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo".

    Quando se diz próximo, refere-se a todos, sem exceção.

    ótima post irmão,
    fica na paz de Jesus Cristo =D '

    ResponderExcluir
  2. ' É verdade irmão, temos que amar ao próximo como amamos à nós mesmos, afinal, somos irmãos em Cristo, né? *-*

    Fiquem na infinita PAZ ! '-*

    ResponderExcluir
  3. Adorei!
    A paz viu irmão. Deus tem usado você para evangelizar nas net,
    Dá pra ser Pastor *-*

    Fique na paz de Deus ;D

    ResponderExcluir